O que significa cada evento? Saiba nesse passo-a-passo como realizar a configuração de cada evento de conversão, e o significado de cada evento emitido pela plataforma
Após ter finalizado a integração entre a EngagED e a RD Station, e ter configurado os campos personalizados, você está pronto para definir quais são os eventos que irá consumir na RD Station!
O passo a passo a seguir irá te explicar como configurar os eventos de conversão, e também como garantir de que está utilizando os eventos corretos para suas estratégias.
O que é um evento de conversão?
A EngagED emite evento de oportunidade, conversão, e vendas para o RD Station.
O evento de oportunidade é enviado toda vez que uma nova inscrição é iniciada, já o evento de venda, como o nome sugere, sempre que uma venda é realizada, ou seja, assim que o inscrito realizou a compra.
Nessa publicação, iremos nos atentar aos eventos de conversão, que podem significar quaisquer eventos que queira consumir na RD Station com a intenção de tratar uma transição de um lead de um estado para outro.
Como configurar meus eventos de conversão?
Para configurar os eventos de conversão:
-
Na barra lateral, clique em "Configurações";
-
Clique na aba "Integrações"
-
Selecione sua configuração do RD Station clicando nos 3 pontos.
-
Clique em "Editar"
Após este procedimento, consulte a tabela abaixo para entender o significado de cada um dos diferentes status que possibilitamos você consumir para seus eventos de conversão.
O que significam cada um dos eventos de conversão que posso configurar?
A tabela abaixo explica cada um dos eventos de conversão que poderá configurar
Evento | Significado |
Matrícula iniciada | Assim que um lead inicia sua inscrição |
Aguardando preenchimento do formulário | Logo que o lead entra na etapa de formulário, este evento é emitido |
Formulário preenchido | Após preencher o formulário no checkout e clicar em "salvar", no exato instante em que o lead troca de etapa, este evento é emitido |
Aguardando aceite de contrato | Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado assim que o lead entra na etapa de aceite de contrato |
Contrato recusado | Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado caso o lead recuse o contrato |
Contrato Aceito | Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado caso o lead aceite o contrato |
Aguardando pagamento | Este status é emitido assim que o lead entra na etapa de pagamento, ou seja, assim que foi apresentado à ele as opções de pagamento via boleto bancário ou cartão de crédito |
Pagamento pendente | Caso o lead tenha optado por pagamento via boleto bancário, assim que tiver emitido seu boleto bancário, este evento de conversão é gerado |
Pagamento vencido | Caso o lead tenha optado por pagamento via boleto bancário, assim que o boleto tiver vencido este evento é gerado |
Falha no pagamento | Caso o lead tenha tentado realizar a compra e por algum motivo sua bandeira do cartão recusou o pagamento |
Pagamento realizado | Assim que seu cliente tiver realizado a compra este evento é gerado |
Pagamento cancelado | Caso o lead tenha cancelado a opção de compra no boleto bancário para optar por outro método de pagamento, este evento é gerado |
Pagamento reembolsado | Caso você tenha realizado o reembolso deste cliente por dentro da plataforma, este evento é gerado |
Matrícula concluída | Assim que seu cliente tiver finalizado todo o processo de inscrição (chegando ao fim na tela final), este evento é gerado |
Como ativar os eventos de conversão que eu quero e o que devo colocar na coluna de "evento de conversão RD Station"?
Agora que já entendeu o significado de cada um dos eventos de conversão emitidos pela EngagED, o próximo passo é ativar os eventos de seu interesse, e configurar um nome para cada evento de conversão.
Fique a vontade em definir o nome de sua preferência, inclusive, não há problema em copiar os mesmos nomes sugeridos por nós.
Dê um check ☑️ em cada campo que deseja habilitar, defina um nome para cada evento e, em seguida, clique em "Salvar"
Recomendamos também a adição de tags para melhor aproveitamento das segmentações da RD Station Marketing, uma vez que o sistema de Leads da RD não compreende eventos de cursos diferentes.
Você pode configurar o campo "evento de conversão RD Station" da seguinte forma.
Matrícula Iniciada - {{ courseName }} - {{ classId }}
Tags Disponíveis | Significado |
{{ classId }} | ID da Turma |
{{ className }} | Nome da Turma |
{{ courseId }} | ID do Curso |
{{ courseName }} | Nome do Curso |
💡 Vale ressaltar que dentro de um eventos de conversão a EngagED também enviamos dados de conversão para preencher os campos nativos do RD, como nome, e-mail, telefone, etc.
Nós recomendamos muito a configuração dos campos personalizados, como o ID do curso, ID da turma, Nome do curso, etc. Eles possibilitam que você realize segmentações mais profundas e por consequência, se comunicar melhor com seu cliente.
Pronto! Sua conta já está configurada para operar com a RD Station.
Se perdeu algum dos nossos passos, não deixe de consultar:
Abraço e vamos juntos!