Como configurar os eventos de conversão da RD Station com a EngagED? O que significa cada evento?

O que significa cada evento? Saiba nesse passo-a-passo como realizar a configuração de cada evento de conversão, e o significado de cada evento emitido pela plataforma

Após ter finalizado a integração entre a EngagED e a RD Station, e ter configurado os campos personalizados, você está pronto para definir quais são os eventos que irá consumir na RD Station!

O passo a passo a seguir irá te explicar como configurar os eventos de conversão, e também como garantir de que está utilizando os eventos corretos para suas estratégias.

O que é um evento de conversão?

A EngagED emite evento de oportunidade, conversão, e vendas para o RD Station.

O evento de oportunidade é enviado toda vez que uma nova inscrição é iniciada, já o evento de venda, como o nome sugere, sempre que uma venda é realizada, ou seja, assim que o inscrito realizou a compra.

Nessa publicação, iremos nos atentar aos eventos de conversão, que podem significar quaisquer eventos que queira consumir na RD Station com a intenção de tratar uma transição de um lead de um estado para outro.

Como configurar meus eventos de conversão?

Para configurar os eventos de conversão:

  1. Na barra lateral, clique em "Configurações";

  2. Clique na aba "Integrações"

  3. Selecione sua configuração do RD Station clicando nos 3 pontos.

  4. Clique em "Editar"

Após este procedimento, consulte a tabela abaixo para entender o significado de cada um dos diferentes status que possibilitamos você consumir para seus eventos de conversão.

O que significam cada um dos eventos de conversão que posso configurar?

A tabela abaixo explica cada um dos eventos de conversão que poderá configurar

Evento Significado
Matrícula iniciada Assim que um lead inicia sua inscrição
Aguardando preenchimento do formulário Logo que o lead entra na etapa de formulário, este evento é emitido
Formulário preenchido Após preencher o formulário no checkout e clicar em "salvar", no exato instante em que o lead troca de etapa, este evento é emitido
Aguardando aceite de contrato Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado assim que o lead entra na etapa de aceite de contrato
Contrato recusado Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado caso o lead recuse o contrato
Contrato Aceito Se você utiliza contrato em suas etapas de inscrição, este evento é gerado caso o lead aceite o contrato
Aguardando pagamento Este status é emitido assim que o lead entra na etapa de pagamento, ou seja, assim que foi apresentado à ele as opções de pagamento via boleto bancário ou cartão de crédito
Pagamento pendente Caso o lead tenha optado por pagamento via boleto bancário, assim que tiver emitido seu boleto bancário, este evento de conversão é gerado
Pagamento vencido Caso o lead tenha optado por pagamento via boleto bancário, assim que o boleto tiver vencido este evento é gerado
Falha no pagamento Caso o lead tenha tentado realizar a compra e por algum motivo sua bandeira do cartão recusou o pagamento
Pagamento realizado Assim que seu cliente tiver realizado a compra este evento é gerado
Pagamento cancelado Caso o lead tenha cancelado a opção de compra no boleto bancário para optar por outro método de pagamento, este evento é gerado
Pagamento reembolsado Caso você tenha realizado o reembolso deste cliente por dentro da plataforma, este evento é gerado
Matrícula concluída Assim que seu cliente tiver finalizado todo o processo de inscrição (chegando ao fim na tela final), este evento é gerado

 

Como ativar os eventos de conversão que eu quero e o que devo colocar na coluna de "evento de conversão RD Station"?

Agora que já entendeu o significado de cada um dos eventos de conversão emitidos pela EngagED, o próximo passo é ativar os eventos de seu interesse, e configurar um nome para cada evento de conversão.

Fique a vontade em definir o nome de sua preferência, inclusive, não há problema em copiar os mesmos nomes sugeridos por nós.

Dê um check ☑️ em cada campo que deseja habilitar, defina um nome para cada evento e, em seguida, clique em "Salvar"

 

Recomendamos também a adição de tags para melhor aproveitamento das segmentações da RD Station Marketing, uma vez que o sistema de Leads da RD não compreende eventos de cursos diferentes.

Você pode configurar o campo "evento de conversão RD Station" da seguinte forma.

Matrícula Iniciada - {{ courseName }} - {{ classId }}

Tags Disponíveis Significado
{{ classId }} ID da Turma
{{ className }} Nome da Turma
{{ courseId }} ID do Curso
{{ courseName }} Nome do Curso

 

 💡 Vale ressaltar que dentro de um eventos de conversão a EngagED também enviamos dados de conversão para preencher os campos nativos do RD, como nome, e-mail, telefone, etc.
Nós recomendamos muito a configuração dos campos personalizados, como o ID do curso, ID da turma, Nome do curso, etc. Eles possibilitam que você realize segmentações mais profundas e por consequência, se comunicar melhor com seu cliente.


Pronto! Sua conta já está configurada para operar com a RD Station.

Se perdeu algum dos nossos passos, não deixe de consultar:

Abraço e vamos juntos!