Integração EngagED com Google Analytics 4 (GA4) por meio do GTM

Veja o passo a passo de como configurar a integração do GA4 direto pelo seu contêiner do GTM

A integração do Google Analytics 4 (GA4) na EngagED através do Google Tag Manager (GTM) permite que você monitore o comportamento dos usuários e alunos em detalhes, tanto nos checkouts quanto na Área de Membros. A seguir, mostramos como configurar essa integração e exploramos casos de uso específicos para potencializar a análise de dados e a experiência do usuário.

1. O que é o Google Analytics 4 (GA4)?

O Google Analytics 4 é a versão mais recente da ferramenta de análise de dados da Google, projetada para oferecer insights profundos sobre o comportamento dos usuários em sites e aplicativos. GA4 traz melhorias na precisão dos dados, oferece métricas preditivas e eventos customizáveis para acompanhar a jornada do usuário com maior precisão. Integrado com a EngagED, o GA4 permite uma visão completa de como os alunos interagem com os conteúdos e funcionalidades da plataforma.

2. Configurando o Google Analytics 4 na EngagED através do GTM

📍 Importante: Caso você ainda não tenha instalado seu GTM na EngagED, volte para o artigo "Integração com Google Tag Manager (GTM)" antes de seguir com esse passo a passo.


1) Acesse sua conta do GTM e selecione o contêiner já configurada na EngagED (https://tagmanager.google.com/)

2) No seu espaço de trabalho, selecione "Variáveis" no menu lateral


3) Role a página até a sessão de "Variáveis definidas pelo usuário" e clique em "Nova"

4) Cadastre as variáveis necessárias para a integração.

Todas as variáveis precisam ser configuradas como "Variável da camada de dados", seguindo rigorosamente a mesma nomenclatura e com a "versão da camada de dados" definida como "Versão 2".


Exemplo de variável "checkout_id":

Cadastre todas essas variáveis, seguindo o mesmo passo a passo acima.

Título da variável Nome da variável da camada de dados 
checkout_id checkout_id
coupon coupon
currency currency
email email
items items
name name
payment_type payment_type
phone phone
transaction_id transaction_id
value value


5) Volte no menu e agora selecione "Acionadores" e clique em "Novo"

Todas os acionadores precisam ser configurados como "Evento personalizado", seguindo rigorosamente a mesma nomenclatura do "Nome do Evento"


Exemplo de acionador do "lead":

Cadastre todos os acionadores, seguindo o mesmo passo a passo acima.

Nome do Acionador Nome de evento
Acionador - lead lead
Acionador - begin_checkout begin_checkout
Acionador - add_payment_info add_payment_info
Acionador - view_cart view_cart
Acionador - subscribe subscribe
Acionador - purchase purchase


6) No menu lateral, clique em Tags para adicionar as tags do GA4


Agora que você finalizou a criação de variáveis e acionadores, chegou a hora de criar as tags que irão se comunicar com o GA4. Para criar novas tags, clique em "Nova".

Recomendamos que você configure todas as 7 tags abaixo, seguindo rigorosamente os campos e nomes de cada parâmetro e valor. Utilize os screenshots para confirmar sua configuração.


6.1) Tag do Google (Configuração obrigatória)

  • Nome: Tag do Google
  • Tipo da tag: Tag do Google
  • ID da tag: Insira aqui o ID do seu GA4, ele tem o padrão G-" seguido de uma combinação de números e letras:  (Caso você não saiba como pegar esse ID, clique aqui)
  • Acionador: All Pages (tipo: Exibição de página)

6.2) GA - lead

  • Nome: GA - lead
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: lead
  • Parâmetros de evento:
    Parâmetro de evento Valor
    lead_name
    {{name}}
    lead_phone {{phone}}
    lead_email {{email}}
    checkout_id {{checkout_id}}

6.3) GA - view_cart

  • Nome: GA - view_cart
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: view_cart
  • Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor
value
{{value}}
currency {{currency}}
items {{items}}

 

6.4) GA - begin_checkout

  • Nome: GA - begin_checkout
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: begin_checkout
  • Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor
value
{{value}}
items {{items}}
currency {{currency}}
coupon {{coupon}}
checkout_id {{checkout_id}}


6.5) GA - add_payment_info

  • Nome: GA - add_payment_info
     
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: add_payment_info
  • Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor
currency
{{currency}}
value {{value}}
coupon {{coupon}}
payment_type {{payment_type}}
items
{{items}}
checkout_id
{{checkout_id}}


6.6) GA - subscribe

  • Nome: GA - subscribe
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: subscribe
  • Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor
transaction_id
{{transaction_id}}
currency {{currency}}
value {{value}}
coupon {{coupon}}
payment_type
{{payment_type}}
items
{{items}}
checkout_id
{{checkout_id}}


6.7) GA - purchase

 

  • Nome: GA - purchase
  • Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
  • Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
  • Nome do evento: purchase
  • Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor
transaction_id
{{transaction_id}}
value {{value}}
currency {{currency}}
coupon {{coupon}}
payment_type
{{payment_type}}
items
{{items}}
checkout_id
{{checkout_id}}


7) Clique em "Enviar" no canto superior direito, atribua um nome para a versão e por fim clique em "Públicar"

8) Acompanhar métricas pelo GA4

Após a publicação das tags, pode levar até 24 horas para que o Google Analytics 4 comece a registrar os eventos configurados no Google Tag Manager. É importante lembrar que, durante esse período, será necessário que ocorram interações no checkout para que os eventos sejam efetivamente capturados.


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