Veja o passo a passo de como configurar a integração do GA4 direto pelo seu contêiner do GTM
A integração do Google Analytics 4 (GA4) na EngagED através do Google Tag Manager (GTM) permite que você monitore o comportamento dos usuários e alunos em detalhes, tanto nos checkouts quanto na Área de Membros. A seguir, mostramos como configurar essa integração e exploramos casos de uso específicos para potencializar a análise de dados e a experiência do usuário.
1. O que é o Google Analytics 4 (GA4)?
O Google Analytics 4 é a versão mais recente da ferramenta de análise de dados da Google, projetada para oferecer insights profundos sobre o comportamento dos usuários em sites e aplicativos. GA4 traz melhorias na precisão dos dados, oferece métricas preditivas e eventos customizáveis para acompanhar a jornada do usuário com maior precisão. Integrado com a EngagED, o GA4 permite uma visão completa de como os alunos interagem com os conteúdos e funcionalidades da plataforma.
2. Configurando o Google Analytics 4 na EngagED através do GTM
📍 Importante: Caso você ainda não tenha instalado seu GTM na EngagED, volte para o artigo "Integração com Google Tag Manager (GTM)" antes de seguir com esse passo a passo.
1) Acesse sua conta do GTM e selecione o contêiner já configurada na EngagED (https://tagmanager.google.com/)
2) No seu espaço de trabalho, selecione "Variáveis" no menu lateral
3) Role a página até a sessão de "Variáveis definidas pelo usuário" e clique em "Nova"
4) Cadastre as variáveis necessárias para a integração.
Todas as variáveis precisam ser configuradas como "Variável da camada de dados", seguindo rigorosamente a mesma nomenclatura e com a "versão da camada de dados" definida como "Versão 2".
Exemplo de variável "checkout_id":
Cadastre todas essas variáveis, seguindo o mesmo passo a passo acima.
Título da variável | Nome da variável da camada de dados |
checkout_id | checkout_id |
coupon | coupon |
currency | currency |
items | items |
name | name |
payment_type | payment_type |
phone | phone |
transaction_id | transaction_id |
value | value |
5) Volte no menu e agora selecione "Acionadores" e clique em "Novo"
Todas os acionadores precisam ser configurados como "Evento personalizado", seguindo rigorosamente a mesma nomenclatura do "Nome do Evento"
Exemplo de acionador do "lead":
Cadastre todos os acionadores, seguindo o mesmo passo a passo acima.
Nome do Acionador | Nome de evento |
Acionador - lead | lead |
Acionador - begin_checkout | begin_checkout |
Acionador - add_payment_info | add_payment_info |
Acionador - view_cart | view_cart |
Acionador - subscribe | subscribe |
Acionador - purchase | purchase |
6) No menu lateral, clique em Tags para adicionar as tags do GA4
Agora que você finalizou a criação de variáveis e acionadores, chegou a hora de criar as tags que irão se comunicar com o GA4. Para criar novas tags, clique em "Nova".
Recomendamos que você configure todas as 7 tags abaixo, seguindo rigorosamente os campos e nomes de cada parâmetro e valor. Utilize os screenshots para confirmar sua configuração.
6.1) Tag do Google (Configuração obrigatória)
- Nome: Tag do Google
- Tipo da tag: Tag do Google
- ID da tag: Insira aqui o ID do seu GA4, ele tem o padrão G-" seguido de uma combinação de números e letras: (Caso você não saiba como pegar esse ID, clique aqui)
- Acionador: All Pages (tipo: Exibição de página)
6.2) GA - lead
- Nome: GA - lead
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: lead
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento Valor lead_name{{name}} lead_phone {{phone}} lead_email {{email}} checkout_id {{checkout_id}}
6.3) GA - view_cart
- Nome: GA - view_cart
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: view_cart
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento | Valor |
value
|
{{value}} |
currency | {{currency}} |
items | {{items}} |
6.4) GA - begin_checkout
- Nome: GA - begin_checkout
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: begin_checkout
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento | Valor |
value
|
{{value}} |
items | {{items}} |
currency | {{currency}} |
coupon | {{coupon}} |
checkout_id | {{checkout_id}} |
6.5) GA - add_payment_info
- Nome: GA - add_payment_info
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: add_payment_info
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento | Valor |
currency
|
{{currency}} |
value | {{value}} |
coupon | {{coupon}} |
payment_type | {{payment_type}} |
items
|
{{items}} |
checkout_id
|
{{checkout_id}} |
6.6) GA - subscribe
- Nome: GA - subscribe
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: subscribe
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento | Valor |
transaction_id
|
{{transaction_id}} |
currency | {{currency}} |
value | {{value}} |
coupon | {{coupon}} |
payment_type
|
{{payment_type}} |
items
|
{{items}} |
checkout_id
|
{{checkout_id}} |
6.7) GA - purchase
- Nome: GA - purchase
- Tipo da tag: Google Analytics: evento do GA4
- Selecione o ID da métrica configurado no passo 6.1)
- Nome do evento: purchase
- Parâmetros de evento:
Parâmetro de evento | Valor |
transaction_id
|
{{transaction_id}} |
value | {{value}} |
currency | {{currency}} |
coupon | {{coupon}} |
payment_type
|
{{payment_type}} |
items
|
{{items}} |
checkout_id
|
{{checkout_id}} |
7) Clique em "Enviar" no canto superior direito, atribua um nome para a versão e por fim clique em "Públicar"
8) Acompanhar métricas pelo GA4
Após a publicação das tags, pode levar até 24 horas para que o Google Analytics 4 comece a registrar os eventos configurados no Google Tag Manager. É importante lembrar que, durante esse período, será necessário que ocorram interações no checkout para que os eventos sejam efetivamente capturados.
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