O que fazer nas minhas redes sociais para vender meu curso?

Como criar conteúdo de forma prática para aumentar sua autoridade no mercado e gerar mais vendas

As redes sociais deixaram de ser apenas uma galeria de fotos compartilhada entre familiares e amigos, mas disso você já sabe. Agora, pensa comigo, quantos negócios crescem no digital hoje? Inúmeros, e a forma como eles crescem não é a toa. Existe estratégia, existe o conteúdo "certo" para atrair os clientes que você quer para o seu negócio. 

Para uma boa estratégia existem 3 pilares básicos: Identidade, Conteúdo e Frequência.

Nesse artigo você vai entender como aplicar cada um desses pilares para se comunicar de forma assertiva no digital.

Quem sou eu nas redes sociais?

Primeiramente, não, você não precisa postar tudo sobre sua vida, o que gosta ou não gosta fazer. Lembre-se, você expõe até onde se sentir confortável, o que postar ou não estará sempre sob sua decisão.

Agora te faço uma pergunta, por que as pessoas estão nas redes sociais? Pode parecer uma pergunta boba, mas é com ela que você destrava a criação de conteúdo.

As pessoas estão nas redes sociais para se entreter, para compartilhar suas vidas, para acompanhar outras vidas, e o que isso significa? Significa que precisamos ser interessantes o suficiente para alguém prestar atenção. Eu sei, é duro ler isso, mas não leva para o coração. Vamos entender o que fazer com isso? Se faça as seguintes perguntas:

  • Qual foi minha jornada até aqui?
  • O que aprendi no caminho que pode ajudar outras pessoas?
  • O que eu tenho de conhecimento para compartilhar?
  • Quais são os principais valores que me ajudaram a chegar onde estou?
  • Para onde quero ir e por quê?

O comportamento dos consumidores está cada vez mais seletivo e o consumo cada vez mais rápido. Por isso, o que vale não é sempre o produto, é quem está por trás dele: você. Assim, temos o fundamento da comunicação nas redes sociais: a conexão.

E como gerar identificação e conexão? Responda as perguntas de cima, anote todas e depois divida isso em tópicos. Tcharam! Aí está seu conteúdo!

Mostre mais do que o seu conhecimento técnico, fale sobre os seus porquês, seus valores, o que te fez chegar até onde está, que dificuldades você teve pelo caminho. É com isso que seu público vai se identificar, com dificuldades que eles também estão passando, com seus valores, com características que admiram, e esse será o que porquê de eles comprarem de você.

Isso não significa que conteúdos técnicos não sejam válidos, mas “Como criar um dashboard no Power BI” pode ser replicado por qualquer pessoa que fale sobre o assunto. Aos poucos, seu público quer mais a sua opinião sobre um assunto, do que um passo passo do Google. Qual a sua forma de explicar um conteúdo técnico? Como você encontrou uma solução mais fácil para uma dificuldade?

Agora, o que você precisa fazer é anotar as repostas dessas perguntas, e sempre que ideias surgirem, anote! 

O que postar? Além do mesmo

Ah, acabaram as minhas ideias! O que eu faço agora?

Mescle conteúdos! Um pouco da sua história, uma narrativa que compõe sua autoridade, cases de sucesso, depoimentos de alunos, traga um respiro para o conteúdo informativo.

Outra técnica, e essa tem que ser um mantra: Básico, Óbvio e Didático.

Lembra quando você começou? Tudo isso que você sabe hoje, era tão óbvio assim para você quanto é hoje? Converse com seu público, ouça ele. Existem várias formas de fazer isso, uma das mais eficientes é a caixinha de perguntas nos stories. Abra uma caixinha e pergunte “Qual a sua principal dúvida em relação a X”, ou “O que mais te impede de fazer X hoje?”. E mesmo que não tenham muitas respostas, converse pelo direct com quem te responder, entenda da onde vem as dúvidas, as dificuldades. Quem nunca ouviu “A sua dúvida pode ser a do coleguinha também”?

Agora vamos as ideias do que postar, antes de tudo:

  • Faça uma listinha, seja no papel ou numa planilha. Liste todos os conteúdos que você considera interessantes. Assim, sempre que estiver sem ideias ou perdido, você pode consultar esse “banco de ideias”.
  • Pesquise sobre pessoas ou empresas que são referência no mercado na sua área. E observe o que estão fazendo, anote o que achar coerente e como você pode encaixar para o seu conteúdo. Inclusive os comentários nesses perfis também geram muitas ideias!

Estilos de conteúdo para se inspirar

  • Dor e desejo do público
  1. Por que você está tendo X dificuldade
  2. Eu sei que você se sente assim.
  3. Por que você não sai do lugar em X.
  • Curiosidade
  1. O que aconteceu com X?
  2. Analise comigo: XXX.
  3. Duvido que você XXX.
  4. Te desafio a XXX.
  5. Você não vai conquistar XXX (se continuar XXX).
  • Autoridade
  1. X aconteceu comigo, e eu fiz X para solucionar
  2. Eu já passei por X. (mostre vulnerabilidade)
  3. Como eu faturei X em X tempo.
  4. Eu ouvi "XXX" todos os dias e decidi X
  5. Bastidores (uma curiosidade da sua rotina, o que você faz atrás das cortinas que pode agregar muito valor, mostrar sua dedicação, estudo ou autoridade).
  • Cases, depoimentos e provas sociais
  1. Essa é a Fulana, ela chegou assim, e saiu assim do meu curso.
  2. “XXXX” Isso foi o que o Fulaninho falou quando entrou no curso, hoje ele está assim.

  • Tutoriais

Sobre tutoriais e dicas, é importante sempre entregar o conteúdo mais aplicável possível. Isso gera valor, o seu público consegue aplicar suas dicas no mesmo instante e já perceber diferença.

  1. X dicas para XXXX.
  2. Pare de cometer esses erros.
  3. Como fazer X coisa (de X forma).
  4. Aplique a técnica X e veja a diferença em X tempo.

Formatos de conteúdo

Todos os estilos podem sempre ser replicados em todos os formatos: reels, stories, carrossel, fotos, vídeos mais longos. Tenha em mente um equilíbrio entre eles e esteja presente nos stories pelo menos uma vez por dia.

Presença nas redes sociais: Quantas vezes postar?

Legal, estou cheio de ideias de conteúdo, e agora?

Considere 3 vezes por semana uma boa frequência de início. Faça posts alternando estilos e formatos. E para facilitar, centralize sua produção de conteúdo em um dia só, por exemplo reservar a tarde de sábado para gravar vídeos e preparar posts para a semana.

E para te ajudar ainda mais, temos um cronograma base para você adaptar:

Segunda Analise comigo: XXX + Bastidores da rotina Reels e stories
Terça Erros que você já cometeu e como aprendeu com eles Stories
Quarta Case de sucesso de um aluno + Por que você está tendo X dificuldade  Carrossel e stories
Quinta Valores importantes na sua jornada Stories
Sexta Aplique a técnica X e veja a diferença + Como você chegou nessa técnica (stories) Foto e stories
Sábado Abra uma caixinha de perguntas Stories

Dica: não tenha medo de repetir conteúdo. O tempo todo pessoas novas chegam no seu perfil e podem se beneficiar do que você tem para dizer, e além disso, você pode adaptar um mesmo conteúdo em diferentes formatos!

As redes sociais são uma ferramenta muito poderosa, e usá-las com intencionalidade e objetividade pode ser a última virada de chave que falta para alavancar o seu negócio! 

Espero que tenha gostado, e aproveitado muito para lotar seu banco de ideias de conteúdo! A Equipe EngagED está a sua disposição!🚀