Quais são os gatilhos, e como utilizar os webhooks da EngagED?

Entenda quais são os gatilhos de webhook da EngagED, e como configurá-los em sua conta

Uma vez entendido o webhooks e como eles se aplicam no dia-a-dia, o próximo passo é configurá-los em sua conta.

O primeiro passo para isso é definir qual é ou quais serão os gatilhos que irá utilizar para configurar o webhook em sua conta.

Gatilhos

Os gatilhos são os momentos em que se deseja realizar os disparos das requisições para seu sistema.

Atualmente a EngagED conta com os seguintes gatilhos, podendo ser combinados para que seu webhook seja utilizado.

lead-status-changed

Sempre que um aluno mudar de status ao longo de sua jornada de inscrição, este gatilho será disparado. Os diferentes status que podem ser atribuídos ao longo dessa jornada são:

Status Significado
new_lead Assim que um novo lead é criado (geralmente logo antes de entrar na primeira etapa de inscrições, é um status transitório, que antecede outro status que representa a primeira etapa do funil de inscrições);
form_waiting Assim que um lead entra na etapa de formulário, em uma situação que ainda não tenha avançado para um próximo estágio;
contract_waiting Assim que um lead entra na etapa de contrato, em uma situação que ainda não tenha avançado para um próximo estágio;
payment_waiting Assim que um lead entra na etapa de pagamento, em uma situação que ainda não tenha optado por nenhuma forma de pagamento;
payment_pending Emitiu um boleto bancário, e ainda não realizou o pagamento. O pagamento se encontra pendente de compensação;
payment_expired Boleto bancário expirado, ou código PIX expirado;
payment_canceled Método de pagamento anteriormente escolhido cancelado, onde optará por outro método de pagamento;
payment_paid Pagamento identificado e realizado;
payment_failed Falha no pagamento;
onboarding Assim que concluiu todo o processo e chegou na etapa de boas-vindas;

lead-status-on-class-confirmation

Sempre que houver a confirmação de uma turma, será disparado um gatilho para cada um dos leads da turma em questão.

lead-status-on-class-cancelation

Sempre que houver o cancelamento de uma turma, será disparado um gatilho para cada um dos leads da turma em questão.

Filtros

Para cada um dos gatilhos, é possível aplicar um filtro para evitar de que todos os gatilhos referentes à aquela condição sejam enviados.

Por exemplo, suponhamos que queira disparar um webhook com o gatilho de lead-status-changed para toda vez que um aluno mudar de status, mas que este disparo seja realizado apenas quando este aluno finalizar seu processo de matrícula. Neste caso, é possível configurar um filtro para que a condição do status do aluno seja de "onboarding".

O filtro atualmente é baseado no status do aluno, podendo ser configurado para satisfazer os diferentes status que um aluno pode assumir (explicado na listagem acima da seção "lead-status-changed"), podendo ser configurado para: form_waiting, contract_waiting, contract_completed, payment_waiting, payment_pending, onboarding.

URL

Todo disparo é realizado postando dados no formato JSON. Para isso, precisamos que nos forneça a URL que iremos realizar a requisição POST para enviar os dados em cada gatilho.

E se meu sistema estiver fora do ar e eu não receber a requisição disparada pelo webhook da EngagED?

Quantidade de tentativas

Não se preocupe, para todo webhook você deve definir a quantidade de tentativas que iremos realizar até obter a resposta de sucesso na requisição.

Resposta padrão de sucesso

Além disso, você pode nos fornecer qual a resposta padrão de sucesso para as requisições de nossos webhooks, por exemplo:

  • { "success" : "1" }

  • { "status" : "success" }

  • entre outros

Tempo entre uma tentativa e outra

Além da quantidade de tentativas, defina também o tempo (em minutos) entre uma tentativa de requisição e outra em casos de falha.

Para saber quais são as informações que podemos enviar à respeito do aluno, clique aqui e veja esta publicação em nossa central de ajuda.