Entendemos como é delicado pedir o CPF logo de início para quem está realizando uma compra. A maioria de nossos clientes solicitaram a remoção deste campo, que desde então veio sendo obrigatório para a captura de leads.

A EngagED sempre buscou melhorar a experiência de seus clientes finais (seus clientes) bem como seus próprios clientes (você), nos importando com cada detalhe para impactar ao máximo nas suas conversões e vendas.

Pensando nisso, estamos realizando uma mudança muito importante, e iremos remover a opção da obrigatoriedade do CPF.

O que muda?

Fique atento ao que muda, pois se em algum dos pontos você notar que será impactado, terá até às 23:59h de 17/Junho para realizar as modificações necessárias, ou para falar com nosso time de sucesso do cliente para lhe ajudar da melhor maneira!

Campo de CPF na captura e criação do lead/usuário

Antes: Era obrigatório o campo de solicitação de CPF.

Agora: Apenas o campo de telefone é necessário para que sejam feitos os disparos de SMS posteriormente

Campo de CPF não necessariamente obrigatório no formulário

Antes: o campo de CPF era bloqueado para sempre ser solicitado, e um campo obrigatório de ser preenchido.

Dashboard - Tela de criação/edição de turma - Etapas de inscrição - Agora

Funil de compra - Perspectiva do aluno - CPF antes obrigatório

Agora: fica a seu critério escolher se quer ou não solicitar este campo, e também se deseja torná-lo obrigatório ou não

Dashboard - Tela de criação/edição de turma - Etapas de inscrição - Agora

Ao remover este campo, irá automaticamente refletir na perspectiva de seu cliente, não sendo mais necessário ele preencher este campo (caso não solicite), ou não sendo mais obrigatório (caso deixe opcional).

Funil de compra - Perspectiva do aluno - CPF antes obrigatório

Etapa de pagamento

Antes: em toda compra feita no cartão de crédito, era necessário preencher o CPF ou CNPJ do titular da compra, onde muitos clientes se queixavam de não conseguir, por conta disso, operar pagamento para estrangeiros, visto não possuírem CPF.

Antes - Etapa de Pagamento - Perspectiva do aluno - CPF obrigatório, impossibilitando pagamentos de estrangeiros

Agora: o campo "Nacionalidade" foi incluso na etapa de pagamento, sendo necessário apenas para Brasileiros (por normativas do BACEN) a informação do CPF/CNPJ do titular da compra. Para as demais nacionalidades, este campo não é necessário.

OBS: Não se preocupe, seus clientes de fora do país não precisarão informar a nacionalidade toda vez que cairem na etapa de pagamento. Por geolocalização automaticamente identificamos de que o acesso é de fora do país e definimos o campo "País" com o local de onde estiver, diminuindo a quantidade de cliques para que realize a compra.

Agora - Etapa de Pagamento - Perspectiva do aluno - CPF apenas para Brasileiros

Atenção - E agora, o que você deve fazer?

Essa alteração terá efeito apenas ao término do dia 17/Junho (às 23:59h) para todas as contas.

Fique calmo. Caso entenda que o CPF é necessário para você (seja por utilizá-lo em nossos webhooks para comunicação com seu sistema, ou qualquer outro motivo), o CPF continuará sendo solicitado das turmas e funis que tenha até então.

Mas eu quero imediatamente remover o CPF de todas as minhas turmas, o que eu faço?

É simples, basta acessar a página de sua turma, clicar em "Editar", e a partir da data de alteração verá a opção de "desabilitar" e também a opção de não deixá-lo obrigatório 😃

Recomendação: caso não utilize a informação de CPF (pense se realmente ele é necessário para o seu cenário), recomendamos fortemente removê-lo, pois o impacto em suas conversões em vendas tende a ser SIGNIFICATIVO.

Contrato como uma das etapas de inscrição - Atenção!

Verifique se seu contrato foi configurado para utilizar o campo de CPF de seu aluno. Caso tenha sido, recomendamos alguma das seguintes opções (verifique o que mais se adequa ao seu cenário):

  • Alterar o layout de seu contrato, não utilizando o campo de CPF para compô-lo (entre em contato com nosso time de sucesso do cliente para te ajudar nisso).
  • Continuar solicitando o CPF de maneira obrigatória para as turmas que envolvam contrato, do contrário, o campo CPF no contrato aparecerá como "undefined".

Certificado

Verifique se seu certificado foi configurado para utilizar o campo de CPF de seu aluno. Caso tenha sido, recomendamos alguma das seguintes opções (verifique o que mais se adequa ao seu cenário):

  • Alterar o layout de seu certificado, não utilizando o campo de CPF para compô-lo (entre em contato com nosso time de sucesso do cliente para te ajudar nisso).
  • Continuar solicitando o CPF de maneira obrigatória para as turmas que queira emitir o certificado, do contrário, o campo CPF aparecerá como "undefined".

Relatórios da plataforma

Os relatórios gerados pela EngagED costuma ter o campo de CPF. De agora em diante, caso o campo de CPF não tenha sido preenchido, o campo ficará vazio.

Zapier - Fique atento às suas integrações feitas

Para os que utilizam a integração com o Zapier, sabem de que um dos campos passados como parâmetro é o CPF. Neste cenário, caso sua integração conte com esse campo:

  • Repense a real necessidade de utilizar este campo com sua integração. Caso não seja necessário, adapte sua integração para não consumir este campo.
  • Caso realmente seja necessário, sempre peça o CPF como obrigatório para as turmas que conta com a integração.

Entendemos o quanto uma mudança como essa impacta diretamente em suas conversões, por isso, a EngagED fez questão de agir nesse sentido!

Ficou com dúvida? Quer implementar já essas modificações e não aguardar até o final do dia? Fale com a gente! Chame no botão de chat de nossa plataforma e vai ser um prazer lhe ajudar!

Vamos juntos! 🚀

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