Uma das formas de acompanhar as vendas realizadas pelos seus vendedores é através de links únicos destinados à cada vendedor.

Resumidamente explicando, você irá criar um link único de venda para cada vendedor, e sempre seu vendedor realizar uma venda a partir deste link, irá contabilizar em suas métricas. Desta maneira, poderá acompanhar quantas vendas ou inscrições ocorreram por cada um dos links criados, ou por cada vendedor.

Para isso, utilizamos a abordagem de parâmetros de UTM.

Embora os parâmetros de UTM sejam comumente utilizados para acompanhamento de campanhas, é possível utilizá-los também para monitorar as vendas realizadas de maneira física.

A melhor abordagem para isso é utilizar o mínimo de campos UTM na geração de seu link (utilizar apenas os obrigatórios), de maneira que possa identificar qual foi o vendedor que realizou a venda.

Para isso utilizaremos apenas os parâmetros Campaign Source (utm_source), Campaign Medium (utm_medium) e Campaign Name (utm_campaign).

  • Campaign Source: como explicado em nossa publicação, este parâmetro é utilizado para identificar a origem do tráfego. Neste caso, como se trata de uma venda sem uma plataforma específica, pode utilizar por exemplo "All". Ex: https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All
  • Campaign Medium: a origem do tráfego pode ser especificada como "vendedor", visto que é o meio ou canal pelo qual a venda está sendo concretizada. Ex: https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All&utm_medium=Vendedor
  • Campaign Name: o nome do vendedor pode ser atribuído pelo campo Campaign Name. Preencha este campo com o nome do vendedor. Ex: https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All&utm_medium=Vendedor&utm_campaign=Helliara%20Alves

OBS: Note que no exemplo do link gerado acima, o nome da vendedora Helliara Alves está separado pelos caracteres "%20", ficando "Helliara%20Alves", ou seja, o espaço, assim como outros caracteres especiais fora do alfabeto, possuem um código específico para serem representados em seu link. Para evitar de cometer o erro ao gerar este link manualmente, recomendamos utilizar o gerador de link do próprio Google Analytics (URL Builder) como mencionamos em nossa publicação instruindo à como utilizar os parâmetros de UTM.

Como resultado final, suponhamos que tenha os vendedores Rafaela Márcia, Caroline Manuela e Pietra Bárbara, utilizando as orientações acima, os links ficariam da seguinte forma:

Rafaela Márcia: https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All&utm_medium=Vendedor&utm_campaign=Rafaela%20M%C3%A1rcia

Caroline Manuela:

https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All&utm_medium=Vendedor&utm_campaign=Caroline%20Manuela

Pietra Bárbara

https://seusubdominio.engaged.com.br/funil/nome_do_curso/nome_da_turma?utm_source=All&utm_medium=Vendedor&utm_campaign=Pietra%20B%C3%A1rbara

Caso queira acompanhar os cliques, vendas, ou interação de seus clientes por já estar utilizando parâmetros UTM nos links da EngagED, basta entrar em contato com nosso time de suporte, eles estarão prontos para lhe ajudar à informar seus resultados!

Vamos juntos!

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