O Moodle é considerado um dos sistemas mais populares do mundo para gerenciamento de conteúdo educacional. É um software open source gratuito de compartilhamento assíncrono de conteúdo. 

Isso significa que você irá criar os conteúdos, subir os vídeos e deixar as atividades na ferramenta, e os seus alunos irão acessar a qualquer momento, quando eles quiserem/puderem.

A maneira mais prática de hospedar seu conteúdo através do Moodle, é utilizando os próprios servidores do Moodle, pois por meio do Moodle Cloud ja oferecem uma camada de serviço auxiliar que facilita a integração entre o Moodle e o Moodle Cloud.

OBS: Caso já tenha o Moodle com hospedagem configurada, siga os passos de como configurar o Moodle a partir desta publicação em nossa central de ajuda (clique aqui), pois o passo-a-passo abaixo é aplicável ao Moodle Cloud.

Moodle Cloud

Como mencionado anteriormente, o Moodle Cloud é o serviço de hospedagem de todo o conteúdo do próprio Moodle.

Até quantos alunos cabem em uma sala?

Na versão gratuita, você pode ter até 50 usuários na plataforma.

Quanto custa?

O Moodle é uma ferramenta gratuita, porém podem existir eventuais custos de hospedagem para operar com a ferramenta.

Além disso há quatro diferentes planos:

  • Iniciante: aprox. US$ 50,00 / ano (50 usuários e 200Mb de armazenamento)
  • Mini: aprox. US$ 160,00 / ano (100 usuários e 200Mb de armazenamento)
  • Pequeno: aprox. US$ 330,00 / ano (200 usuários e 400Mb de armazenamento)
  • Médio: aprox. US$ 650,00 / ano (500 usuários e 1Gb de armazenamento)

Como configurar o Moodle Cloud para dar aulas?

Para criar a sua conta no Moodle você deve acessar o link: https://moodle.com/pt/iniciar/

1 - No plano "Livre" (caso esse seja o plano desejado) clique em "Obtenha seu site agora"

2 - Na aba seguinte, clique em "Create New Account". Caso já tenha um cadastro, efetue o seu login.

3 - Aceite os termos do Moodle

4 - Preencha os dados para criação de sua conta

5 - Insira a  URL que deseja utilizar, selecione o país de hospedagem mais próximo (Estados Unidos) e qual seu objetivo ao usar o Moodle

6 - Insira o código de verificação enviado para o seu telefone celular

7 - Configure uma senha para a sua conta

8 - Após ler as informações na tela de sucesso, clique em "Thanks, take me to my Moodle cloud"

Importante: Estas foram as configurações iniciais de seu ambiente no Moodle, que servem apenas para iniciar a utilização da plataforma. Caso queira se aprofundar na utilização da plataforma, no que diz respeito à publicação de curso, avaliação, aulas, entre outros, recomendamos acessar a própria central de ajuda do Moodle (clicando aqui) e seus tutoriais, ou consultar a ajuda de um especialista em Moodle.

Importante (2): Após finalizar suas configurações, recomendamos fortemente realizar a integração nativa entre sua conta da EngagED, pois dessa forma, todo aluno matriculado nos cursos da EngagED, automaticamente são espelhados para o ambiente Moodle, evitando assim a necessidade de importação manual de cada aluno, além de melhorar a experiência do aluno, por lhe dar 100% de autonomia de cumprir com toda a jornada em direção ao acesso do conteúdo. Para isso, basta clicar aqui e seguir as orientações desta publicação!


Conte com a ajuda de nosso time de Sucesso do Cliente para lhe ajudar durante estes procedimentos em caso de qualquer dúvida! Para isso, basta clicar no botão de chat no canto inferior direito na plataforma.

Vamos juntos! 🚀

Encontrou sua resposta?