OBS: Esta publicação foi redigida em meio ao contexto da pandemia (Covid-19) para auxiliar as melhores medidas a serem tomadas.

Podemos nos deparar com alguns dos seguintes cenários ao pensar em um curso online:

  • Meu curso estava formatado para ser presencial, como devo ir para o online?
  • Dinâmicas que estavam previstas de acontecer presencialmente em sala de aula.
  • Já tinha planejando dar um curso online, creio que agora seja uma oportunidade.

Diante de tais situações, levantamos algumas variáveis que você deve levar em consideração ao escolher o meio ideal para seus cursos de maneira online, sendo elas: tempo hábil para tomar uma ação, investimento, conteúdo que será ministrado (podendo ter dinâmicas em sala de aula) e quantidade prevista de alunos.

1 - Tempo hábil para tomar uma ação

Caso você se encontre em um cenário com fluxo de caixa em risco por exemplo, e precisa tomar uma iniciativa o quanto antes para manter sua operação, recomendo fortemente migrar a mesma aula presencial que estava prevista de acontecer, para o formato de aula online ao vivo.

Desta forma, grande parte do conteúdo programático poderá ser reaproveitado. Caso tenha uma apresentação em slides que esteja adequada para ir para o online, poderá compartilhar sua tela no computador com os alunos enquanto ministra sua aula.

A maioria das plataformas presentes no mercado como Google Hangouts, G Suite e Zoom, permitem o compartilhamento de tela com os participantes.

2 - Investimento

O investimento necessário irá variar de acordo com a plataforma escolhida, com o eventual conteúdo que precisará produzir, qualidade de transmissão ou gravação que pretende entregar para o número previsto de alunos, e eventuais outros fatores inerentes à seu negócio. Para lhe ajudar na decisão quanto à plataforma, montamos uma tabela que poderá consultar abaixo.

Para entender mais profundamente sobre cada plataforma, e como configurar cada uma delas, desenvolvemos uma publicação explicando o passo-a-passo durante este processo.

OBS: Ainda assim, qualquer ajuda que precise de nosso time de Sucesso do Cliente, estamos à disposiç˜ão para orientar nessa decisão, basta entrar em contato conosco a partir do botão de chat no canto inferior direito da plataforma.

3 - Conteúdo que será ministrado

Este é um tópico com muitas dúvidas, afinal, o que fazer com o conteúdo de uma turma presencial que já estava "fechada" para acontecer diante do atual momento? 

Algumas aulas são planejadas para serem ministradas com muita "mão-na-massa" e inclusive em certos casos com o auxílio de equipamentos. 

Caso as dinâmicas "mão-na-massa" possam ser adaptadas para o online (em formatos de arquivos onde os próprios alunos possam ser orientados a como proceder realizando download do material), então basta reservar um momento para adaptar suas dinâmicas para um material digitalizado, e disponibilizar para download ou encaminhar por anexo, por exemplo 1 hora, antes da aula ao vivo começar, e orientar durante a aula como deve ser a utilização de tais materiais.

Caso opte por formatar seu conteúdo para o EAD com aulas gravadas (dependendo da plataforma que utilizar), poderá disponibilizar para download em uma seção específica para download de material de aula também.

4 - Quantidade de alunos previstos

A quantidade de alunos que deverá suportar é uma das variáveis que irá determinar a plataforma que irá utilizar (em caso de aulas ao vivo). 

Plataformas gratuitas ou planos gratuitos de transmissão ao vivo tendem a ter de uma quantidade limitada de participantes, além de não possibilitar a utilização de certos recursos que recomendamos (compartilhamento de tela, tempo ilimitado de aula, número alto de participantes, boa qualidade de transmissão, gravação do conteúdo para disponibilizar posteriormente). Logo, ao escolher uma plataforma, tenha em mente a quantidade de participantes estimada (consulte a tabela no item 2 deste artigo para ver o limite de participantes das ferramentas). 

OBS: Felizmente, algumas plataformas, diante do atual momento, vêm se mobilizando e disponibilizando seu uso com recursos avançados com precificação significativamente reduzida,. Por exemplo G Suite, trazendo limite de até 250 participantes, 10000 pessoas visualizando e a funcionalidade de gravação (funcionalidade presente no G Suite Enterprise, agora estendida aos planos mais básicos da G Suite).

OBS 2: Conte com a ajuda de nosso time de Sucesso do Cliente para lhe ajudar durante estes procedimentos em caso de qualquer dúvida! 


Vamos juntos! 🚀

Encontrou sua resposta?