Uma das maiores recomendações, de fato, para desacelerar a proliferação do novo coronavírus, a COVID-19 é evitar a aglomeração de pessoas e o contato social. Mas em vez de cancelar os cursos, há alternativas que podem auxiliar o seu negócio a superar esse momento crítico de uma forma mais equilibrada.

O que eu posso fazer em vez de cancelar meu curso?

1- Ampliar a fidelidade e estreitar laços com seus alunos: 

Você pode oferecer um desconto para que seus alunos se inscrevam nas próximas turmas que ainda estão para acontecer. Esse é um bom momento para mostrar que a sua empresa retribui a confiança dos clientes, especialmente em momentos delicados. 

Essas estratégias ajudam a fidelizar seus alunos, evitando prejuízos no curto e no longo prazo. Por enquanto a economia ainda está aquecida e é importante estar preparado, financeiramente e estruturalmente, para os próximos meses que serão incertos. Oferecer descontos para seus alunos, poderá diminuir sua margem de lucro, porém trazer um fluxo de caixa em um prazo mais curto, além de ter um impacto financeiro menor do que cancelar a turma inteira.

OBS: Se precisar de ajuda de nosso time de Sucesso do Cliente para direcionar na abordagem mais apropriada com seus alunos, clique no botão de chat no canto inferior direito da plataforma e será um prazer te ajudar!

2 - Adiar seus cursos para uma data mais distante: 

Se você percebe que é fundamental que o seu curso ocorra presencialmente, você pode postergá-lo para uma data mais distante. 

Vale deixar muito claro para os seus alunos que é apenas um adiamento e que o que eles contrataram será entregue tão logo quanto possível.

É claro que essa opção requer novas reservas de espaço e de reagendamento com os instrutores. Mas pode ser uma saída importante para que ninguém saia no prejuízo.

3- Oferecer o conteúdo online:

Outra alternativa é manter a programação normal, apenas alterando o canal de entrega de conteúdo, saindo do presencial e partindo para o online. 

Vale lembrar que, dependendo do cenário, a combinação fica melhor ainda caso essa migração para a versão online venha acompanhada de um desconto ou de um voucher para cursos futuros, como uma cortesia para seus alunos. 

Trazemos aqui algumas recomendações de ferramentas para entrega de conteúdo online, tanto de maneira síncrona quanto assíncrona. São elas:

Separamos também um material (clique aqui) para lhe orientar com esse processo de decisão, em cima das variáveis que deve levar em consideração!

OBS: Se você tem interesse em ministrar suas aulas online e está em dúvida em qual dessas plataformas usar, além de nossa publicação explicando o que deve levar em consideração, fique a vontade em entre em contato com a nossa equipe de Sucesso do Cliente pois iremos te ajudar nesse processo.


Independentemente de qual seja a alternativa adotada, o principal é manter um relacionamento transparente e um posicionamento sério com seus alunos. Essa é a oportunidade para pensar em novos modelos e canais para a educação.

Por que é importante que os cursos continuem acontecendo?

  • Porque o conhecimento precisa ser desenvolvido e compartilhado, especialmente em momentos de crise. A educação é uma ferramenta fundamental para que a sociedade supere e cresça após esses momentos;
  • Porque seus alunos provavelmente estão precisando do seu curso para desenvolver habilidades que são importantes para eles;
  • Porque gerar ou manter um caixa enquanto a economia ainda está circulando pode ser fundamental para a saúde financeira do seu negócio;

Lembre-se, essa é uma excelente oportunidade de nos reinventarmos. Não desanime pelo que poderia ter feito. Direcione toda a sua energia para o que você pode fazer nesse momento.

Vamos juntos! 🚀

OBS: Esta publicação foi redigida em momento pandêmico (Covid-19) para auxiliar as melhores medidas a serem tomadas.

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