Veja nesse artigo quais as melhores práticas para integrar a EngagED com seu CRM
Para algumas empresas, existe a necessidade de transmitir as informações de processos de inscrição que acontecem nos checkout EngagED para dentro de um sistema de CRM (Customer Relationship Management).
Esses sistemas são responsáveis por armazenar e controlar as registros de um cliente, não somente com informações pessoais como nome, telefone, email, mas também informações processuais de inscrições e atividades realizadas e programadas pela equipe de vendas.
Para facilitar o trabalho de comunicação entre EngagED e CRM fizemos um material para você entender a relação entre os objetos das plataformas.
Veja o vídeo explicativo abaixo:
Passo a passo de como realizar a integração:
1) Crie os campos nos objetos de Contato e Negócio no seu CRM para receber os dados da EngagED. Exemplo de divisão de campos:
Aviso: Vale lembrar que um único contato pode estar relacionado com inúmeros negócios (processos de inscrição)
2) Estruture o método de acompanhamento do seu time de vendas. A grande maioria das empresas utiliza os Pipelines/Funil de Vendas para fazer esse acompanhamento de negócios (processos de inscrição). Veja o exemplo abaixo:
Dicas:
1) Utilize as etapas do Funil de Vendas para organizar seus negócios ao longo do processo de Checkout da EngagED. Para isso recomendamos que essas etapas representem as entradas e saídas de cada ação realizada no Checkout pelo seu cliente
2) Utilize que tarefas, observações e emails de seu CRM para complementar esse acompanhamento
3) Realize a integração entre EngagED e CRM por meio de um Middleware.
Nesse caso temos pelo menos dois processos a serem realizados. O primeiro é o de criação da oportunidade, geralmente representando a entrada do cliente no checkout, e o segundo as atualizações dessa oportunidade ao longo do avanço da inscrição no checkout.
A atualização representada pelo segundo processo pode ser realizada de acordo com o gatilho/ação que vocês escolherem. Alguns exemplos são a entrada do cliente na etapa de pagamento, emissão de boleto, finalização da inscrição, entre outros.
Veja o exemplo de ações que um Middleware realiza para cada processo:
Se você quer saber mais em como realizar essa integração utilizando o ZAPIER, um Middleware de mercado. Clique aqui e leia o artigo que detalha esse processo.