Aprenda a configurar o Google Tag Manager na EngagED e descubra como potencializar a análise de dados e a personalização nos checkouts e na Área de Membros.
A integração com o Google Tag Manager (GTM) permite que você gerencie tags de marketing e rastreamento diretamente na plataforma EngagED, facilitando a adição de diversos tipos de rastreadores e personalizações, tanto nos checkouts quanto na Área de Membros. Abaixo, explicaremos como configurar e aplicar essa funcionalidade para tirar o máximo proveito da sua estratégia de marketing e análise de dados.
Sumário:
1. O que é o Google Tag Manager?
2. Configurando o Google Tag Manager na EngagED
3. Eventos que a EngagED envia para o GTM
3.1. Variáveis de camada de dados
4. Casos de uso de EngagED e GTM
4.1. Artigos complementares
1. O que é o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar e implementar trechos de código (tags) sem a necessidade de acessar diretamente o código da página. Isso inclui a instalação de tags para rastreamento, como o Google Analytics, bem como elementos de personalização e ferramentas de engajamento, como botões de contato e pop-ups. Com essa integração na EngagED, você poderá instalar e controlar essas tags em seus checkouts e na Área de Membros, aumentando o potencial de análise e personalização da experiência do usuário.
2. Configurando o Google Tag Manager na EngagED
Para começar a usar o Google Tag Manager na plataforma EngagED, você precisará seguir algumas etapas simples de configuração:
1) Acesse seu Google Tag Manager, ou crie uma conta em https://tagmanager.google.com
2) Obtenha seu ID do contêiner no GTM: Entre no Google Tag Manager e copie o ID do seu contêiner, que terá o formato "GTM-XXXXXXX".
3) Acesse seu admin da EngagED em admin.online.engaged.com.br
4) Entre em configurações e então em Integrações
5) Escolha a opção do Google Tag Manager
6) Habilite em qual parte do sistema você quer instalar o seu contêiner do GTM
Temos duas opções:
- Habilitar na Área de membros (LMS): Páginas públicas da visão do aluno, como tela de login, vitrine, cursos, aulas e página de certificado.
- Habilitar em checkouts e links de pagamento: Páginas relativas a venda de produtos
7) Cole o código do seu contêiner em uma ou ambas as opções habilitadas
Ponto importante: A opção de "Habilitar integração em Checkouts e Links de Pagamento" possibilita que você escolha instalar um ou vários contêiner e ainda escolher em associar com "Todos os Checkouts e Links de pagamento" já criados em sua organização ou "Associar a Checkouts específicos"
8) Clique em "Salvar Alterações" no canto inferior direito para finalizar o processo.
Pronto, agora basta acessar seu GTM para criar as suas Tags.
3. Eventos que a EngagED dispara para o GTM
view_cart
: Disparo realizado assim que a página do Checkout é aberta. Ocorre junto com o primeiro disparo de PageView;begin_checkout
: Assim que o usuário começa a interagir com qualquer campo no Checkout, indicando para o GTM de que iniciou-se o processo de compra no Checkout;lead
: Assim que o usuário preenche os campos de nome, email e telefone, para indicar de que os dados de lead foram preenchidos;add_payment_info
: Assim que o usuário termina de preencher os dados de cartão de crédito no Checkout (este evento é disparado apenas para cartão de crédito);purchase
: Evento disparado para sinalizar de que um Boleto ou PIX foi emitido (apenas emitido, e não quando é pago), ou que um pagamento no Cartão de Crédito foi realizado (apenas para compras que foram efetuadas no Cartão);subscribe
: Evento disparado para sinalizar de que a inscrição foi 100% concluída. Acontece quando uma compra é efetuada no Cartão de Crédito, quando o PIX é pago, ou quando um voucher de 100% é utilizado (onde não há pagamento envolvido). Para casos de Boleto pago não é enviado pois o momento de compensação (confirmação) de um Boleto ocorre quando o usuário já fechou a tela;
3.1. Variáveis de camada de dados
Dentro de cada evento que disparamos para o GTM incluímos variáveis para eu você realize integrações com diversos serviços, como por exemplo o Google Analytics 4 (GA4)
Veja alguns exemplos de variáveis contidas nos eventos.
transaction_id
(ID da compra)currency
(moeda)items
(itens do checkout)value
(Valor em reais do Checkout)coupon
(Código do Voucher se tiver sido utilizado)checkout_id
(Código do Checkout)name
(Nome do Lead)phone
(Telefone do Lead)email
(E-mail do Lead)- etc
4. Casos de uso de EngagED e GTM
O Google Tag Manager oferece flexibilidade para uma variedade de outras implementações que podem enriquecer a experiência dos usuários e aprimorar o monitoramento de dados. Veja alguns exemplos
- Rastreadores de Comportamento: Instale ferramentas como Clarity, Hotjar, GA4 para mapear o comportamento dos usuários, analisando onde clicam e como interagem com as páginas.
- Ferramentas de Marketing e Automação: Você pode adicionar tags para o RD Station, Google Ads e outras plataformas de marketing para capturar leads e monitorar conversões diretamente no checkout, links de pagamento ou na Área de Membros (LMS).
- Elementos Interativos e Pop-ups de Saída: Adicione pop-ups de saída para reter usuários antes que eles saiam da página, implemente mensagens personalizadas para captar a atenção dos alunos em momentos estratégicos ou então instale botões do whastapp e chat para facilitar seu contato com o cliente.
Esses exemplos mostram apenas algumas das possibilidades que a integração com o GTM oferece. Com o GTM, você tem a liberdade de adicionar praticamente qualquer código que auxilie na análise e engajamento, seja para monitorar, comunicar-se com seus alunos ou personalizar a experiência de navegação.
4.1 Artigos Complementares
Veja abaixo os artigos que criamos para que você utilize da melhor forma possível o seu GTM.
- Integração EngagED com Google Analytics 4 (GA4) por meio do GTM
- Instalar Botão de WhatsApp na Área de Membros (LMS)
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