Integração com Google Tag Manager (GTM)

Aprenda a configurar o Google Tag Manager na EngagED e descubra como potencializar a análise de dados e a personalização nos checkouts e na Área de Membros.

A integração com o Google Tag Manager (GTM) permite que você gerencie tags de marketing e rastreamento diretamente na plataforma EngagED, facilitando a adição de diversos tipos de rastreadores e personalizações, tanto nos checkouts quanto na Área de Membros. Abaixo, explicaremos como configurar e aplicar essa funcionalidade para tirar o máximo proveito da sua estratégia de marketing e análise de dados.

Sumário:

1. O que é o Google Tag Manager?
2. Configurando o Google Tag Manager na EngagED
3. Eventos que a EngagED envia para o GTM
3.1. Variáveis de camada de dados
4. Casos de uso de EngagED e GTM
4.1. Artigos complementares

1. O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar e implementar trechos de código (tags) sem a necessidade de acessar diretamente o código da página. Isso inclui a instalação de tags para rastreamento, como o Google Analytics, bem como elementos de personalização e ferramentas de engajamento, como botões de contato e pop-ups. Com essa integração na EngagED, você poderá instalar e controlar essas tags em seus checkouts e na Área de Membros, aumentando o potencial de análise e personalização da experiência do usuário.

2. Configurando o Google Tag Manager na EngagED

Para começar a usar o Google Tag Manager na plataforma EngagED, você precisará seguir algumas etapas simples de configuração:

1) Acesse seu Google Tag Manager, ou crie uma conta em https://tagmanager.google.com

2) Obtenha seu ID do contêiner no GTM: Entre no Google Tag Manager e copie o ID do seu contêiner, que terá o formato "GTM-XXXXXXX".

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3) Acesse seu admin da EngagED em admin.online.engaged.com.br

4) Entre em configurações e então em Integrações

5) Escolha a opção do Google Tag Manager

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6) Habilite em qual parte do sistema você quer instalar o seu contêiner do GTM

Temos duas opções:

  • Habilitar na Área de membros (LMS): Páginas públicas da visão do aluno, como tela de login, vitrine, cursos, aulas e página de certificado.
  • Habilitar em checkouts e links de pagamento: Páginas relativas a venda de produtos

7) Cole o código do seu contêiner em uma ou ambas as opções habilitadas

Ponto importante: A opção de  "Habilitar integração em Checkouts e Links de Pagamento" possibilita que você escolha instalar um ou vários contêiner e ainda escolher em associar com "Todos os Checkouts e Links de pagamento" já criados em sua organização ou "Associar a Checkouts específicos" 

8) Clique em "Salvar Alterações" no canto inferior direito para finalizar o processo.
Pronto, agora basta acessar seu GTM para criar as suas Tags.

3. Eventos que a EngagED dispara para o GTM

  • view_cart : Disparo realizado assim que a página do Checkout é aberta. Ocorre junto com o primeiro disparo de PageView;
  • begin_checkout : Assim que o usuário começa a interagir com qualquer campo no Checkout, indicando para o GTM de que iniciou-se o processo de compra no Checkout;
  • lead : Assim que o usuário preenche os campos de nome, email e telefone, para indicar de que os dados de lead foram preenchidos;
  • add_payment_info : Assim que o usuário termina de preencher os dados de cartão de crédito no Checkout (este evento é disparado apenas para cartão de crédito);
  • purchase : Evento disparado para sinalizar de que um Boleto ou PIX foi emitido (apenas emitido, e não quando é pago), ou que um pagamento no Cartão de Crédito foi realizado (apenas para compras que foram efetuadas no Cartão);
  • subscribe : Evento disparado para sinalizar de que a inscrição foi 100% concluída. Acontece quando uma compra é efetuada no Cartão de Crédito, quando o PIX é pago, ou quando um voucher de 100% é utilizado (onde não há pagamento envolvido). Para casos de Boleto pago não é enviado pois o momento de compensação (confirmação) de um Boleto ocorre quando o usuário já fechou a tela;

3.1. Variáveis de camada de dados

Dentro de cada evento que disparamos para o GTM incluímos variáveis para eu você realize integrações com diversos serviços, como por exemplo o Google Analytics 4 (GA4)

Veja alguns exemplos de variáveis contidas nos eventos.

  • transaction_id (ID da compra)
  • currency (moeda) 
  • items (itens do checkout)
  • value (Valor em reais do Checkout)
  • coupon (Código do Voucher se tiver sido utilizado)
  • checkout_id (Código do Checkout)
  • name(Nome do Lead)
  • phone(Telefone do Lead) 
  • email (E-mail do Lead)
  • etc

4. Casos de uso de EngagED e GTM

O Google Tag Manager oferece flexibilidade para uma variedade de outras implementações que podem enriquecer a experiência dos usuários e aprimorar o monitoramento de dados. Veja alguns exemplos

  • Rastreadores de Comportamento: Instale ferramentas como Clarity, Hotjar, GA4 para mapear o comportamento dos usuários, analisando onde clicam e como interagem com as páginas.
  • Ferramentas de Marketing e Automação: Você pode adicionar tags para o RD Station, Google Ads e outras plataformas de marketing para capturar leads e monitorar conversões diretamente no checkout, links de pagamento ou na Área de Membros (LMS).
  • Elementos Interativos e Pop-ups de Saída: Adicione pop-ups de saída para reter usuários antes que eles saiam da página, implemente mensagens personalizadas para captar a atenção dos alunos em momentos estratégicos ou então instale botões do whastapp e chat para facilitar seu contato com o cliente.

Esses exemplos mostram apenas algumas das possibilidades que a integração com o GTM oferece. Com o GTM, você tem a liberdade de adicionar praticamente qualquer código que auxilie na análise e engajamento, seja para monitorar, comunicar-se com seus alunos ou personalizar a experiência de navegação.


4.1 Artigos Complementares

Veja abaixo os artigos que criamos para que você utilize da melhor forma possível o seu GTM.

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Se tiver dúvidas sobre a configuração ou sobre qual ferramenta utilizar no GTM, entre em contato com nossa equipe de Suporte. Estamos prontos para ajudar você a aproveitar o máximo da plataforma EngagED e a potencializar suas estratégias de marketing e análise.