O que são as Faturas da Área de Membros?

As faturas da área de membros são uma funcionalidade essencial para a realização desde a venda de produtos digitais até a organização das cobranças realizadas. Neste artigo, exploraremos em detalhes o que são as faturas da área de membros e por que elas desempenham um papel fundamental na formalização da venda de produtos digitais aqui na EngagED. 

Índice:

O que são as Faturas da Área de Membros? 

As faturas da área de membros são uma funcionalidade que desempenha um papel vital na formalização e organização das transações de venda na EngagED. Embora especialmente projetadas para negociações com empresas (B2B), elas são aplicáveis a diversos contextos, indo muito além. Essas faturas têm a função de formalizar e documentar as transações de venda, criando um registro eletrônico detalhado de cada operação. É importante ressaltar que, no contexto de produtos digitais, as faturas são, na maioria das vezes, virtuais, eliminando a necessidade de documentos físicos e papel. Em vez disso, as faturas da área de membros são geradas eletronicamente e fornecem uma maneira eficaz de registrar todas as informações relevantes relacionadas à venda.

Neste módulo, os usuários podem formalizar as cobranças, definir os produtos que foram ou serão vendidos, criar links de pagamento e simplificar o controle financeiro. Isso permite que os administradores tenham maior flexibilidade, estabelecendo prazos estendidos e métodos versáteis de cobrança.

 

Pré-requisitos para Criar uma Fatura

Antes de criar uma fatura, é necessário cumprir alguns pré-requisitos essenciais:

  1. Identificação do Pagador: Defina ou crie um usuário para identificar o pagador do pagamento.
  2. Dados Fiscais: Cadastre os dados fiscais para esse usuário, incluindo nome completo, CPF/CNPJ e endereço (apenas para boletos).
  3. Recebedor: É essencial ter previamente cadastrado um recebedor, que receberá os valores captados.
  4. Cadastro de Produto (Apenas para Acessos): É necessário ter ou realizar o cadastro do produto que será vendido.

 

Criando uma Fatura

 

1. Acesse o ambiente administrativo da sua area de membros
2. Navegue até financeiro > cobranças 
3. Selecione a aba de Faturas 
4. Clique em "Criar Fatura"
5. Defina ou crie usuário que vai realizar o pagamento
6. Associe ou crie dados fiscais para a geração da fatura
7. Defina os produtos/itens avulsos que serão ou já foram vendidos, e irão compor a fatura
8. Caso desejar, defina um desconto para o valor total da fatura
9. Defina uma data de vencimento e uma descrição para a fatura
10. Clique em Criar fatura




Prontinho, sua fatura foi criada com sucesso! 

Links de Pagamentos

As faturas não apenas documentam transações, mas também permitem a criação de links de pagamento para facilitar as transações financeiras. É possível criar vários links de pagamento para uma mesma fatura. O processo é simples:

  1. Acesse o ambiente administrativo da área de membros.
  2. Navegue até "Financeiro" e selecione "Cobranças".
  3. Na aba de faturas, escolha a fatura para a qual deseja criar o link de pagamento.
  4. Na seção de "Links de Pagamentos", selecione a opção "Criar Link de Pagamento".
  5. Defina o valor a ser cobrado
  6. Configure as formas de Pagamento

Vinculando Pagamentos a Uma Fatura

 

Se necessário/desejável , você pode vincular um pagamento pontual a uma fatura já existente, dessa forma conseguindo vincular um ou mais produtos a esse pagamento que antes não tinha um produto vinculado. Esse processo bem simples:

  1. Acesse o ambiente administrativo da área de membros. 
  2. Navegue até Financeiro > Cobranças
  3. Na aba de faturas, selecione a fatura a qual você deseja vincular o pagamento
  4. Na seção de pagamentos, selecione a opção Vincular Pagamento
  5. Selecione o pagamento que você deseja vincular e clique em "Vincular Pagamento"

Concedendo Acessos a um Aluno

 

Outra funcionalidade importante do módulo de faturas é a capacidade de conceder acesso aos alunos a determinados cursos:

  1. Acesse o ambiente administrativo da área de membros. 
  2. Navegue até Financeiro > Cobranças
  3. Na aba de faturas, selecione a fatura a qual você deseja vincular o acesso
  4. Na seção de Vagas, selecione a opção Vincular Acesso
  5. Selecione ou crie o usuário que irá receber o acesso
  6. Defina quais serão os acessos a serem liberados
  7. Defina se o acesso será liberado imediatamente, ou após o pagamento da fatura

 

Status do Fatura

Os pagamentos pontuais podem apresentar diferentes status:

  1. Aguardando Pagamento: Significa que a fatura não teve nenhum pagamento realizado, mas possui pagamentos pendendes
  2. Parcialmente Pago: Significa que parte do valor total da fatura foi pago
  3. Pago: Indica que a fatura foi paga em sua totalidade.
  4. Expirado: Para faturas com prazo de validade vencido.
  5. Cancelado: Em casos de cancelamento realizado por um usuário administrador.
  6. Reembolsado: Quando um reembolso é processado.
  7. Parcialmente Reembolsado: Para reembolsos parciais.