Se por alguma razão você precisa cancelar uma inscrição e solicitar o reembolso do valor pago pelo aluno, siga as etapas abaixo usando o Painel Administrativo da EngagED Sales:
⚠️ Atenção: Se você já antecipou ou sacou o valor do pagamento, mesmo que parcialmente, não será possível realizar o estorno pela EngagED. Isso ocorre porque os valores já não estarão sob responsabilidade da nossa plataforma e você terá realizado o pagamento das taxas de sucesso. Nesse caso, recomendamos que você verifique com o seu aluno e realize o reembolso por fora da plataforma.
💡Dica: Você pode habilitar em sua conta, um recurso que permite bloquear saques e antecipações caso estejam dentro de um período de arrependimento de compra. Para realizar a solicitação desta configuração, entre em contato com o nosso suporte, e solicite a configuração de prazo de arrependimento.
Índice:
- Passo a passo para cancelar uma inscrição e solicitar o reembolso
- Critérios de Reembolso via Boleto Bancário
- Critérios de Reembolso via Pix
- Critérios de Reembolso via Cartão de Crédito
Passo a passo para cancelar uma inscrição e solicitar o reembolso:
- Acesse o Painel Administrativo da EngagED Sales.
- Navegue até a seção "Cursos" e selecione o curso desejado.
- Acesse a aba "Turmas" e escolha a turma do aluno a ser reembolsado.
- Clique na aba "Candidatos" e localize, nas etapas de inscrição, o aluno que deseja cancelar a inscrição.
- Selecione a opção "Cancelar Inscrição" ao final da linha do aluno.
- Confirme a ação digitando a palavra "CANCELAR".
- Insira a porcentagem do valor a ser reembolsado (100% para reembolso integral).
- Revise as informações e clique em "Confirmar" ou na opção indicada para finalizar o processo.
Critérios de Reembolso via Boleto Bancário:
Para os alunos que realizaram o pagamento via boleto bancário, a EngagED entra em contato diretamente com o aluno para solicitar as seguintes informações, necessárias para efetuar a transferência (TED) de reembolso:
Banco (preferencialmente com o código do banco) |
Tipo de Conta (corrente ou poupança) |
Número da Conta |
Agência |
Operação (se houver) |
Nome ou Razão Social |
CPF ou CNPJ |
Conta Conjunta (sim ou não?) |
📆 Prazo de reembolso: Após receber as informações acima, a EngagED processará o reembolso em até 7 dias úteis.
Critérios de Reembolso via Pix:
Para os alunos que realizaram o pagamento por Pix, o reembolso é feito de maneira imediata, e nele é realizado o cancelamento do Pix. O processo de reembolso é ágil e eficiente para garantir que o valor seja devolvido ao aluno prontamente.
⚠️Atenção: É importante mencionar que, para reembolsos via Pix, existe um prazo limite de 90 dias após a data de conciliação para solicitar uma devolução (estorno total ou parcial). Após esse período, não será mais possível realizar o reembolso por meio da plataforma EngagED Sales. Isso ocorre porque o banco não terá mais vínculo com o valor pago após o prazo estabelecido.
📆 Prazo de reembolso: Caso solicitado em período hábil, o reembolso é realizado em até 7 dias úteis.
Critérios de Reembolso via Cartão de Crédito:
Para os alunos que realizaram o pagamento no cartão de crédito, o reembolso é feito de maneira imediata. Entretanto, o reembolso de fato constará no cartão de crédito do pagante após o prazo estipulado pela própria operadora do cartão de crédito.
📆 Prazo de reembolso: Do nosso lado o reembolso é imediato, porém a operadora pode levar de 30 até 60 dias para disponibilizar o reembolso. Esse prazo está relacionado à data de fechamento da fatura do cartão e varia de acordo com o banco.
⚠️ Atenção: Todo reembolso parcial realizado sobre uma compra feita pelo cartão de crédito impossibilita a solicitação de antecipação de futuras parcelas.