Como configurar link de checkout com preenchimento inteligente

Veja nesse artigo como montar um link com parâmetros de URL para auto preencher os dados do checkout do seu cliente e aumentar sua conversão em venda.

Sumário

1) O que é o Preenchimento Inteligente
2) Como montar um link com parâmetros de URL?
3) Quais parâmetros de URL então disponíveis?
4) Em quais casos de uso devo utilizar essa funcionalidade?


1) O que é o Preenchimento Inteligente


Quem nunca abandonou uma compra  porque precisou preencher os mesmos dados pela segunda vez? Só quem passou por isso levanta a mão! ✋🏼✋🏼✋🏼

É exatamente por esse motivo que desenvolvemos o preenchimento inteligente das informações do checkout. Agora, utilizando parâmetros de URL, você pode pré-preencher as informações no checkout, garantindo uma experiência de compra mais rápida e fluida para seus clientes. Veja um exemplo:

Informações do seu cliente:

  • Nome: Pedro
  • Email: pedro@gmail.com
  • Telefone: +55 (11) 98765-4321

    🔗 URL de exemplo:

https://suampresa.online.engaged.com.br/p/checkout/zw74cr5fs7?name=Pedro&email=pedro@gmail.com&phone=5511987654321

2) Como montar um link com parâmetros de URL?

  1. Comece com a URL do seu checkout:
    Exemplo: https://suampresa.online.engaged.com.br/p/checkout/zw74cr5fs7

  2. Adicione um ponto de interrogação (?) para iniciar a inclusão dos parâmetros.

  3. Insira os parâmetros no formato parametro=valor.
    Exemplo: name=Pedro

  4. Separe múltiplos parâmetros usando o símbolo "&".
    Exemplo: name=Pedro&email=pedro@gmail.com

  5. Certifique-se de seguir o formato correto para cada campo.
    Exemplo: O telefone deve ter 13 dígitos, sem hífens ou parênteses.

3) Quais parâmetros de URL então disponíveis?

Descrição Parâmetro na URL Exemplo de Valor Padrão do parâmetro
Nome name Pedro Campo de Texto.
Email email pedro@gmail.com Email válido no formato exemplo@dominio.com.
Telefone/Celular phone 5511987654321 Deve conter 13 dígitos: código do país, área e telefone. Não utilizar hífens ou parênteses. Exemplo: +55 (11) 98765-4321 deve ser escrito como 5511987654321.
Cupom de desconto voucher_code blackfriday24 Texto simples, sem espaços ou caracteres especiais (opcional).
Confirmação de email confirm_email pedro@gmail.com Email válido no formato exemplo@dominio.com. Deve ser idêntico ao parâmetro "email" e pode ser informado somente se o checkout estiver com a opção de "solicitar a repetição do e-mail" ativada.
CPF upp_cpf 89383273020 Somente números, sem pontos, hífens, barras ou parênteses.
CNPJ upp_cnpj 48872581000188 Somente números, sem pontos, hífens, barras ou parênteses.
Razão Social upp_name Empreza XYZ Campo de Texto.
CEP upp_zipcode 13165000 Deve conter 8 dígitos. Não utilizar hífens.


4) Em quais casos de uso devo utilizar essa funcionalidade?


Existem dois casos de uso principais que devemos apontar aqui, onde você poderá encurtar o preenchimento de dados para seu cliente e aumentar e muito as chances de conversão do checkout em vendas.

A) O cliente preencheu um formulário de captura de leads e, em seguida, foi direcionado ao checkout.

Quando essa situação ocorre, é evidente que a empresa tem o objetivo de coletar informações essenciais do lead antes que ele acesse o checkout, buscando assim reduzir o abandono de compras sem que os dados de contato sejam fornecidos.

Entretanto, frequentemente o cliente se vê na situação de ter que preencher novamente seu Nome, E-mail e Telefone no checkout, informações que ele já forneceu no formulário de captura de leads apenas momentos antes. Essa duplicidade de informações pode gerar frustração e aumentar a probabilidade de desistência da compra.

Por isso, recomendamos que, ao enviar os dados da captura antecipada do lead e redirecionar o cliente para o checkout, os mesmos dados coletados sejam enviados como parâmetros de URL.

B) Enviar um e-mail marketing para uma base/lista de clientes já conhecida.

Quando você envia um email marketing para uma lista de contatos promovendo um produto, é provável que já tenha coletado essas informações anteriormente, por meio de um formulário de interesse, um contato prévio, uma inscrição não finalizada, um evento, entre outras diversas estratégias de captura.

Assim, ao enviar um email para um cliente específico, você pode personalizar o link do botão (CTA) para incluir as informações desse cliente, mesmo que você disponha apenas de dados básicos, como nome e email.

Essa personalização pode ser realizada diretamente nas plataformas de envio de email, que oferecem tags que puxam as informações do contato. Essas tags podem ser utilizadas não apenas para adaptar o conteúdo do email, mas também para personalizar os links dos botões, garantindo uma experiência mais fluida e direcionada para o destinatário.

Confira um exemplo prático utilizando a plataforma MailChimp.


Você pode utilizar as seguintes tags para personalizar os dados no seu MailChimp:

- Nome: *|FNAME|*

- E-mail: *|EMAIL|*

- Telefone: *|PHONE|*

Importante: Cada plataforma tem seu próprio padrão em Tags.


Ao incorporar essas tags, a URL do botão (CTA) no seu e-mail ficará dinâmica, ajustando-se automaticamente conforme o destinatário. Assim, a URL será formatada da seguinte maneira:

https://suampresa.online.engaged.com.br/p/checkout/zw74cr5fs7?name=*|FNAME|*&email=*|EMAIL|*&phone=*|PHONE|*

 

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