Como integrar o Facebook Pixel na sua conta EngagED?

Descubra o que é o Facebook Pixel, seus tipos e como configurar na sua EngagED.

Sumário

1) Introdução
2) Tipos de Integrações disponíveis
3) Como Configurar o Facebook Pixel e API na Sua EngagED
4) Quais eventos e quais informações são enviados da EngagED para o Facebook?
   4.1) Quais informações são disparadas no Payload dos eventos?

Facebook-pixel-1024x493

1) Introdução

O Facebook Pixel é uma ferramenta poderosa que rastreia as ações dos visitantes no seu site. Com ele, você pode entender melhor o comportamento dos usuários, otimizar anúncios e aumentar suas vendas.

Essa integração é geralmente utilizada por profissionais do marketing, como analistas de marketing, gestores de tráfego pago, entre outras posições que venham a utilizar todos os dados capturados.

Basicamente você poderá:

  • Monitorar conversões (como compras e inscrições).
  • Criar públicos personalizados para marketing e remarketing.
  • Otimizar anúncios com base nas ações realizadas na sua EngagED.
  • Obter insights detalhados sobre o comportamento dos usuários.

2) Tipos de Integrações disponíveis:

2.1) Facebook Pixel (Client-Side)

  • Client-Side: O código do pixel é inserido diretamente no site e é executado no navegador do visitante.
  • Limitações: Bloqueadores de anúncios e navegadores que restringem cookies podem impedir a coleta de dados.
  • Implementação: Mais simples, ideal para rastreamento básico de eventos. (Vamos detalhar o passo a passo de como implementar logo abaixo)

2.2) Facebook Conversions API (Server-Side) 

🛠️ A integração Server-Side está em processo de desenvolvimento, e em breve estará disponível para todos os nossos clientes.

  • Server-Side: Os eventos são enviados diretamente do servidor do site para o Facebook.
  • Vantagens: Maior precisão e confiabilidade, pois não é afetado por bloqueadores de anúncios ou restrições de navegador.
  • Implementação: Mais complexa, requer configurações avançadas.

3) Como Configurar o Facebook Pixel no seu admin EngagED:


3.1) Facebook Pixel (Client-Side)

  1. Criar o Facebook Pixel:

    • Acesse sua conta do Facebook Business.
    • Clique no icone de engrenagem, logo em seguida em "Fonte de dados" e por fim em "Conjunto de dados"
    • Clique em "Adicionar" para criar um novo Pixel. Caso você já tenha o Pixel, pule para o passo 2.
    • Escolha um nome de identificação e Clique em "Criar".
  1. Obter o Código do Pixel:

    • Após criar o pixel, atualize a página para conseguir visualizar o item criado.
    • Clique no pixel criado
    • Copie o código base do pixel fornecido pelo Facebook.
  2. Informe o seu código na EngagED
    • Acesso seu admin EngagED, "Configurações", "Integrações", clique no bloco do "Facebbok Pixel";
      Screenshot 2024-08-29 at 12.15.30
    • Escolha um nome para sua integração e selecione os checkouts que você deseja instalar o Pixel*
      • Você tem a opção de selecionar "Todos" para aplicar o Pixel em todos os checkouts existentes, ou escolher manualmente em qual checkout deseja instalar.
        Screenshot 2024-08-29 at 12.17.51
    • Para finalizar, clique em "Adicionar Pixel".

🚀IMPORTANTE: Na EngagED, você tem a possibilidade de instalar diferentes códigos Pixel por checkout e até mesmo adicionar mais de um código por checkout.

3.2) Facebook Conversions API (Server-Side)

🛠️ A integração Server-Side está em processo de desenvolvimento, e em breve estará disponível para todos os nossos clientes.

 

4) Quais eventos e quais informações são enviados da EngagED para o Facebook?

  • PageView : Disparo realizado todas as vezes que a URL é alterada (este disparo ocorre automaticamente pela API do Facebook Pixel, para sinalizar de que houve alteração de URL);
  • ViewContent : Disparo realizado assim que a página do Checkout é aberta. Ocorre junto com o primeiro disparo de PageView;
  • InitiateCheckout : Assim que o usuário começa a interagir com qualquer campo no Checkout, indicando para o Facebook de que iniciou-se o processo de compra no Checkout;
  • Lead : Assim que o usuário preenche os campos de nome, email e telefone, para indicar de que os dados de lead foram preenchidos;
  • SubscribedButtonClick : Evento automaticamente disparado todas as vezes que qualquer botão é clicado na interface;
  • Purchase : Evento disparado para sinalizar de que um Boleto ou PIX foi emitido (apenas emitido, e não quando é pago), ou que um pagamento no Cartão de Crédito foi realizado (apenas para compras que foram efetuadas no Cartão);
  • Subscribe : Evento disparado para sinalizar de que a inscrição foi 100% concluída. Acontece quando uma compra é efetuada no Cartão de Crédito ou quando o PIX é pago. Para casos de Boleto pago não é enviado pois esta integração consiste apenas nos eventos que o front envia, e não há momento algum onde o front identifica um pagamento realizado no Boleto, somente o back identifica isso;

4.1) Quais informações são disparadas no Payload dos eventos?


As informações abaixo são enviadas nos eventos "ViewContent", "InitiateCheckout", "Lead", "Purchase" e "Subscribe"

  •  value : Decimal contendo (em reais) o valor da compra no Checkout (sem o acréscimo de juros no parcelamento, ou seja, se o somatório dos itens do Checkout incluindo os descontos totalizar R$ 1200, porém o cliente realizar uma compra em 12x totalizando R$ 1440, o valor de value será 1200);
  • currency : Moeda (atualmente apenas 'BRL');
  • content_ids : Array (Listagem) contendo todos os IDs dos produtos e itens avulso contidos no Checkout;
  • content_type : Valor fixo em 'product';
  • sourceUrl : URL do momento do disparo efetuado;
  • checkout_id : ID do Checkout em que foi feito o disparo;
  • checkout_name : Descrição do Checkout (se houver);
  • content_name : Valor fixo em 'Pagina de Checkout';
  • contents : Array (listagem) de objetos que descrevem cada um dos itens presentes no Checkout (sem considerar os descontos), incluindo em cada objeto: id (ID do valor do produto presente no Checkout), quantity (quantidade do produto), item_price (valor unitário), product_name (Nome do produto escolhido), price_name (Nome do valor escolhido);
  • num_itens : Somatório total de itens presentes no Checkout (sem considerar os descontos);

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe de suporte pelos canais oficiais:

1) 📩 Email: suporte@engaged.com.br

2) 💬 Chat ao vivo dentro do admin

3) 🟢 Whatsapp: (41) 99960-3401