Descubra o que é o Facebook Pixel, seus tipos e como configurar na sua EngagED.
Sumário
1) Introdução
2) Tipos de Integrações disponíveis
3) Como Configurar o Facebook Pixel e API na Sua EngagED
4) Quais eventos e quais informações são enviados da EngagED para o Facebook?
4.1) Quais informações são disparadas no Payload dos eventos?
1) Introdução
O Facebook Pixel é uma ferramenta poderosa que rastreia as ações dos visitantes no seu site. Com ele, você pode entender melhor o comportamento dos usuários, otimizar anúncios e aumentar suas vendas.
Essa integração é geralmente utilizada por profissionais do marketing, como analistas de marketing, gestores de tráfego pago, entre outras posições que venham a utilizar todos os dados capturados.
Basicamente você poderá:
- Monitorar conversões (como compras e inscrições).
- Criar públicos personalizados para marketing e remarketing.
- Otimizar anúncios com base nas ações realizadas na sua EngagED.
- Obter insights detalhados sobre o comportamento dos usuários.
2) Tipos de Integrações disponíveis:
2.1) Facebook Pixel (Client-Side)
- Client-Side: O código do pixel é inserido diretamente no site e é executado no navegador do visitante.
- Limitações: Bloqueadores de anúncios e navegadores que restringem cookies podem impedir a coleta de dados.
- Implementação: Mais simples, ideal para rastreamento básico de eventos. (Vamos detalhar o passo a passo de como implementar logo abaixo)
2.2) Facebook Conversions API (Server-Side)
🛠️ A integração Server-Side está em processo de desenvolvimento, e em breve estará disponível para todos os nossos clientes.
- Server-Side: Os eventos são enviados diretamente do servidor do site para o Facebook.
- Vantagens: Maior precisão e confiabilidade, pois não é afetado por bloqueadores de anúncios ou restrições de navegador.
- Implementação: Mais complexa, requer configurações avançadas.
3) Como Configurar o Facebook Pixel no seu admin EngagED:
3.1) Facebook Pixel (Client-Side)
-
Criar o Facebook Pixel:
- Acesse sua conta do Facebook Business.
- Clique no icone de engrenagem, logo em seguida em "Fonte de dados" e por fim em "Conjunto de dados"
-
- Clique em "Adicionar" para criar um novo Pixel. Caso você já tenha o Pixel, pule para o passo 2.
- Escolha um nome de identificação e Clique em "Criar".
-
Obter o Código do Pixel:
- Após criar o pixel, atualize a página para conseguir visualizar o item criado.
- Clique no pixel criado
- Copie o código base do pixel fornecido pelo Facebook.
- Informe o seu código na EngagED
- Acesso seu admin EngagED, "Configurações", "Integrações", clique no bloco do "Facebbok Pixel";
- Acesso seu admin EngagED, "Configurações", "Integrações", clique no bloco do "Facebbok Pixel";
-
- Escolha um nome para sua integração e selecione os checkouts que você deseja instalar o Pixel*
- Você tem a opção de selecionar "Todos" para aplicar o Pixel em todos os checkouts existentes, ou escolher manualmente em qual checkout deseja instalar.
- Você tem a opção de selecionar "Todos" para aplicar o Pixel em todos os checkouts existentes, ou escolher manualmente em qual checkout deseja instalar.
- Para finalizar, clique em "Adicionar Pixel".
- Escolha um nome para sua integração e selecione os checkouts que você deseja instalar o Pixel*
🚀IMPORTANTE: Na EngagED, você tem a possibilidade de instalar diferentes códigos Pixel por checkout e até mesmo adicionar mais de um código por checkout.
3.2) Facebook Conversions API (Server-Side)
🛠️ A integração Server-Side está em processo de desenvolvimento, e em breve estará disponível para todos os nossos clientes.
4) Quais eventos e quais informações são enviados da EngagED para o Facebook?
- PageView : Disparo realizado todas as vezes que a URL é alterada (este disparo ocorre automaticamente pela API do Facebook Pixel, para sinalizar de que houve alteração de URL);
- ViewContent : Disparo realizado assim que a página do Checkout é aberta. Ocorre junto com o primeiro disparo de PageView;
- InitiateCheckout : Assim que o usuário começa a interagir com qualquer campo no Checkout, indicando para o Facebook de que iniciou-se o processo de compra no Checkout;
- Lead : Assim que o usuário preenche os campos de nome, email e telefone, para indicar de que os dados de lead foram preenchidos;
- SubscribedButtonClick : Evento automaticamente disparado todas as vezes que qualquer botão é clicado na interface;
- Purchase : Evento disparado para sinalizar de que um Boleto ou PIX foi emitido (apenas emitido, e não quando é pago), ou que um pagamento no Cartão de Crédito foi realizado (apenas para compras que foram efetuadas no Cartão);
- Subscribe : Evento disparado para sinalizar de que a inscrição foi 100% concluída. Acontece quando uma compra é efetuada no Cartão de Crédito ou quando o PIX é pago. Para casos de Boleto pago não é enviado pois esta integração consiste apenas nos eventos que o front envia, e não há momento algum onde o front identifica um pagamento realizado no Boleto, somente o back identifica isso;
4.1) Quais informações são disparadas no Payload dos eventos?
As informações abaixo são enviadas nos eventos "ViewContent", "InitiateCheckout", "Lead", "Purchase" e "Subscribe"
- value : Decimal contendo (em reais) o valor da compra no Checkout (sem o acréscimo de juros no parcelamento, ou seja, se o somatório dos itens do Checkout incluindo os descontos totalizar R$ 1200, porém o cliente realizar uma compra em 12x totalizando R$ 1440, o valor de value será 1200);
- currency : Moeda (atualmente apenas 'BRL');
- content_ids : Array (Listagem) contendo todos os IDs dos produtos e itens avulso contidos no Checkout;
- content_type : Valor fixo em 'product';
- sourceUrl : URL do momento do disparo efetuado;
- checkout_id : ID do Checkout em que foi feito o disparo;
- checkout_name : Descrição do Checkout (se houver);
- content_name : Valor fixo em 'Pagina de Checkout';
- contents : Array (listagem) de objetos que descrevem cada um dos itens presentes no Checkout (sem considerar os descontos), incluindo em cada objeto: id (ID do valor do produto presente no Checkout), quantity (quantidade do produto), item_price (valor unitário), product_name (Nome do produto escolhido), price_name (Nome do valor escolhido);
- num_itens : Somatório total de itens presentes no Checkout (sem considerar os descontos);
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