Como criar Checkout com Campos Personalizados

Agora o Checkout ficou ainda mais flexível e personalizável! Com esta atualização, é possível criar campos personalizados para solicitar informações adicionais dos compradores durante o processo de compra.

O que são campos personalizados?

Campos personalizados são campos extras que podem ser exibidos no Checkout com o objetivo de coletar informações específicas dos compradores durante a finalização da compra.

Você pode criar quantos campos quiser e, ao adicioná-los ao Checkout, escolher se cada um será obrigatório ou não.

Essa funcionalidade permite capturar dados importantes, como por exemplo um CRM de um médico, data de nascimento ou qualquer outra informação relevante para o seu negócio.


Tipos de campos disponíveis

Atualmente, estão disponíveis três tipos de campo:

  • Texto curto – Ideal para respostas rápidas e objetivas (ex: nome da empresa, CRM).

  • Texto longo – Para respostas mais descritivas ou detalhadas.

  • Número – Para capturar apenas valores numéricos (ex: idade, quantidade de alunos etc.).


Etapa 1 – Criando um campo personalizado

  1. No painel lateral, acesse Configurações.

  2. Vá até a aba Campos personalizados.

  3. Clique em Criar campo personalizado.

  4. Preencha os campos obrigatórios:

    • Nome do campo personalizado (uso interno)

    • Tipo de campo (texto curto, texto longo ou número)

    • Título do campo (exibido para o comprador)

    • Placeholder (opcional): texto de exemplo dentro do campo

    • ID interno (opcional): identificador técnico

  5. Visualize a prévia de como o campo será exibido.

  6. Clique em Criar campo.


Etapa 2 – Adicionando o campo ao Checkout

Depois de criar o campo, é hora de incluí-lo em um Checkout.

Você pode fazer isso de duas formas:

  • Editando um Checkout já existente

  • Criando um novo Checkout do zero

O processo de inserção é o mesmo nos dois casos:

  1. Acesse o menu Checkout.

  2. Clique sobre um Checkout existente ou crie um novo.

  3. No canto superior direito, clique nos três pontinhos e selecione Editar Checkout.

  4. Encontre a seção de Campos personalizados.

  5. Marque os campos que deseja incluir neste Checkout.

  6. Defina se cada campo será obrigatório ou opcional para o comprador.

  7. Salve as alterações.


Etapa 3 – Visualização do campo no Checkout / Onde visualizar as informações preenchidas

Assim que o campo é adicionado e salvo, ele aparecerá automaticamente no formulário de compra — abaixo da seção de dados pessoais.

Os campos personalizados são exibidos dentro do bloco Informações adicionais.

  • Se estiverem configurados como obrigatórios, o comprador não conseguirá finalizar a compra sem preencher.

  • Se forem opcionais, o campo pode ser deixado em branco.

Após a finalização da compra, todas as respostas preenchidas pelos compradores ficam disponíveis no perfil do usuário.

Para acessá-las:

  1. Vá até o menu Usuários.
  2. Busque pelo comprador.
  3. Clique para abrir o perfil.
  4. Acesse a aba Perfil do usuário.
  5. As informações aparecerão no bloco Informações adicionais.



A funcionalidade não está aparecendo?

Se ao clicar na aba Campos personalizados a funcionalidade não estiver disponível na sua conta, entre em contato com o seu gestor de conta Engaged para solicitar a ativação.