O que posso fazer se meu anúncio não for aprovado?

A primeira coisa à se fazer quando sua campanha for recusada ou bloqueada, é editá-la para que atenda a política de publicidade do Facebook. Nesta, esta contido todos os pré-requisitos, obrigações e 'bons costumes' quanto a configuração de sua página com link externo e de sua campanha.

Se você já leu o mesmo e não adiantou, ou busca um resumo da mesma, iremos explanar a seguir, de forma enxuta, algumas dicas do que pode ter ocorrido e ao que se atentar.

Como funciona a análise das campanhas

Campanhas bloqueadas não são raridade, mas é bem possível que você nunca enfrente esse problema. Mas uma coisa que certamente você enfrentará, se é que ainda não passou por isso, é a demora em ter sua campanha aprovada.

O tempo para uma campanha ser aprovada (ou reprovada) varia de cinco minutos a dois dias. Assim que você cria sua campanha, ela entra em uma fila e fica à espera de análise. 

Pontos sensíveis durante análise de campanha

Públicos personalizados

Neste item, que nada mais é aquele em que você coloca os endereços de emails ou telefones das pessoas que você quer atingir, o Facebook exige que o anunciante informe previamente os destinatários da campanha de que seus dados podem ser usados em ações publicitárias.

Se, por algum motivo, a empresa acreditar que os dados foram obtidos de forma ilícita (por meio de compra de listas de emails, por exemplo), sua campanha pode ser recusada.

A importância de COMO anunciar

Como o Facebook se preocupa com a privacidade dos seus usuários, se seu anúncio for excessivamente específico, ele pode ser bloqueado. Vejamos exemplos de anúncios excessivamente segmentados e que, por isso, podem não ser aprovados pela companhia:

  • “Site de encontros para evangélicos iguais a você” (prefira “conheça essa site de encontros voltados exclusivamente aos evangélicos)
  • “Seu nome está sujo, limpe agora” (prefira “limpamos nomes nos serviços de crédito”)

Outro cuidado com o Facebook diz respeito a temas polêmicos ou textos e imagens que possam ser considerados preconceituosos. Assim, sua campanha certamente será bloqueada se fizer comentários sobre:

  • Raça
  • Xenofobia
  • Idade
  • Orientação sexual, práticas sexuais ou identidades de gênero
  • Condições médicas (incluindo deficiências físicas ou mentais)
  • Situação financeira da persona
  • Registros criminais
  • Nomes (isso mesmo, seu anúncio não pode ser direcionados a “Joãos” ou “Marias”)

Problemas comuns e recorrentes - 20 Dicas indispensáveis

Regras Gerais

1. Respeitar as Políticas do Facebook.

2. As mensagens da página devem estar dentro dos termos propostos.

3. Nenhum anúncio deverá ser falso, enganoso, fraudulento, ou de conteúdo ofensivo.

4. Deverão ter apenas um anunciante por conta.

5. O uso de Públicos Personalizados devem cumprir os termos próprios à esta finalidade.

Sobre dados e a Privacidade dos usuários

6. Não partilhar de dados de publicidade com fontes externas.

7. Não utilizar dados de anúncios para construir ou aprimorar perfis.

8. Você pode usar os dados do usuário, mas apenas com o seu consentimento e ao seguir as leis aplicáveis.

Anúncios e posicionamento do anunciante

9. Cada parte de um anúncio deve ser relevante para o produto promovido.

10. Deve se ter sempre o uso adequado da gramática.

11. Deve-se usar símbolos, números ou letras com apenas seus significados reais.

12. Os anúncios devem ser precisos e fornecer uma representação adequada, sem enganação.

13. Deve conduzir a uma página de destino que seja real e adequada à proposta do anúncio.

14. Os anúncios não deverão ter mais do que 20% em imagens.

Conteúdo do anúncio

15. O conteúdo deve cumprir todas as leis e regulamentos.

16. Os conteúdos dos anúncios não podem ser falsos ou enganosos.

17. Se você está postando anúncios para serviços de assinatura, não se esqueça de seguir uma série de regras que o Facebook impõe sobre isso.

18. Não promover modelos de negócios como Marketing Multi Nível ou similares.

Normas dentro dos grupos de anúncios

19. Se o seu anúncio recebe um monte de feedbacks negativos, o Facebook pode removê-lo.

20. O seu anúncio pode ser uma violação das normas dos grupos se o Facebook julgar que é.

Meu anúncio segue as regras, mas foi recusado assim mesmo. E agora?

Sim, isso pode acontecer. A revisão das campanhas é feita inicialmente pelos computadores do Facebook. Caso eles fiquem em dúvida sobre a conformidade ou não do anúncio, as peças são encaminhadas para análise dos funcionários da rede social.

Se você tem certeza de que seu anúncio obedece às regras, submeta-o de novo. O anúncio que foi recusado por um analista pode ser aceito por outro, já que se trata de uma análise subjetiva.

Mas atenção! Ter muitos anúncios rejeitados pode deixar sua conta “marcada”. Alguns estudiosos acreditam que cada conta de anunciante tem um “escore de confiabilidade”, e anúncios rejeitados diminuem seu escore, tornando ainda mais demorado o processo de análise dos anúncios.


Links externos:

https://rockcontent.com/blog/anuncios-no-facebook-ads/

http://rogeriodeandrade.com/anuncios-facebook-sao-bloqueados/


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